10 lugares para fugir do Carnaval 2024 no Brasil

Last Updated: 04/02/2024Por

O Carnaval é um dos momentos mais aguardados do ano. Principalmente pelos foliões, que encontram diversas opções de blocos e festas para se divertir. Em São Paulo, por exemplo, há uma programação de mais de 500 blocos em diversos bairros e para todos os gostos. Mas, há também aqueles que aproveitam o período para viajar e descansar com a família. E em um país tão grande como o Brasil, há muitas opções de lugares para fugir do Carnaval 2024.

Imagem de Freepik

Do interior de São Paulo até as regiões Centro-Oeste, Sul e Nordeste, os viajantes podem curtir o contato com a natureza. E também atrativos de ecoturismo, praias mais tranquilas e muito mais. Por isso, listamos 10 destinos para quem ainda não decidiu o destino, mas quer cair na estrada neste feriado prolongado. Confira:

Santo Antônio do Pinhal (SP)

Imagem de Wagner Ribeiro

Santo Antônio do Pinhal é uma alternativa tranquila para quem quer evitar o agito do Carnaval. A cidade está escondida na Serra da Mantiqueira, no interior de SP. E encanta por sua simplicidade e beleza natural, oferecendo aos visitantes uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas por trilhas que serpenteiam entre montanhas e vales. Assim como vistas panorâmicas que tiram o fôlego.

A cidade tem um charme rústico, com pousadas aconchegantes e restaurantes que servem comida caseira, criando o cenário perfeito para um retiro sossegado em meio à natureza.

Caldas Novas (GO)

Imagem de Pablo Regino/MTur

Conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas é o destino perfeito para quem deseja um Carnaval 2024 relaxante e revitalizante. As águas termais, que brotam do chão a temperaturas que variam entre 30 e 57 graus Celsius, oferecem não só um relaxamento único, mas também benefícios terapêuticos.

Para as famílias em busca de descanso, a cidade oferece ainda uma ampla rede de hotéis e parques aquáticos que aproveitam estas águas para criar ambientes de lazer tranquilos.

Gramado e Canela (RS)

Os famosos destinos de Gramado e Canela estão bem no coração da Serra Gaúcha e são sinônimos de tranquilidade nessa época do ano. As cidades charmosas oferecem uma combinação única de natureza exuberante, arquitetura inspirada em estilos europeus, e uma culinária rica, com chocolates artesanais, carnes, massas e fondues saborosos.

Fique por dentro de mais dicas como essa:

A variedade de atrações, incluindo parques temáticos, museus e belos jardins, além do clima mais fresco, tornam Gramado e Canela locais perfeitos para relaxar e curtir sem pressa.

Diamantina (MG)

Diamantina se destaca não apenas por sua arquitetura colonial bem preservada, mas também por sua vibrante cultura e natureza deslumbrante. Neste ano, destaca-se pelo Carnaval da Tranquilidade. O evento é uma proposta diferenciada para aqueles que desejam escapar da agitação típica do carnaval, buscando um refúgio sereno para se reconectar com a natureza e mergulhar na rica história local.

Ao passear pelas suas ruas históricas, os visitantes podem explorar patrimônios reconhecidos pelo IPHAN e pela UNESCO. Além disso, a região tem belezas naturais como as cachoeiras da Sentinela e dos Cristais, a Vila do Biribiri e a Gruta do Salitre que completam o roteiro.

Bonito (MS)lugares para fugir do Carnaval 2024

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro santuário para os amantes da natureza que buscam uma alternativa refrescante e tranquila para o Carnaval. Reconhecido por suas águas cristalinas, que são um convite à flutuação e ao mergulho, o lugar chama a atenção como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Além da flutuação em nascentes, rios, cavernas e dolinas, onde a visibilidade permite admirar uma rica vida aquática e flora local, há uma variedade de atividades ao ar livre que prometem aventuras inesquecíveis. Entre elas, o passeio de bote e boia cross no Rio Formoso oferece adrenalina entre corredeiras, enquanto o mergulho no Abismo Anhumas e na Gruta do Mimoso revela belezas subaquáticas impressionantes. Já as cachoeiras, como a Boca da Onça e as quedas da Estância Mimosa, são pontos perfeitos para se refrescar nas altas temperaturas do verão.

Monte Verde (MG)lugares para fugir do Carnaval 2024

Monte Verde, no sul de Minas Gerais, é o refúgio perfeito para aqueles que buscam uma alternativa à agitação do Carnaval. Além disso, o lugar que foi reconhecido como o terceiro destino mais acolhedor do país no Traveller Review Awards 2023 da Booking é conhecido por seu clima ameno. Ou seja, parada obrigatória para quem quer fugir do calorão do verão.

De trilhas a passeios de trenzinho, explorando os principais pontos turísticos, até lojas de artesanato que exibem a riqueza dos produtos locais, há muito para ver e fazer em Monte Verde. Para os amantes da natureza, o Parque Verner Grinberg é um convite à aventura, abrigando os picos mais elevados da região e oferecendo vistas panorâmicas que alcançam até mesmo Campos do Jordão e o Vale do Paraíba.

Foz do Iguaçu (PR)

Imagem de Zig Koch – MTUR

Foz do Iguaçu é sempre uma escolha espetacular para os que buscam maravilhar-se com as belezas naturais do Brasil. O Parque Nacional do Iguaçu é lar das famosas Cataratas do Iguaçu. E oferece aos visitantes uma das mais impressionantes visões naturais do mundo. Além de trilhas que permitem a contemplação de perto da força e da beleza das quedas d’água.

Além das cataratas, a região é rica em outras atrações, como o Parque das Aves e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, garantindo uma experiência diversificada e inesquecível. E também conta com museus temáticos que chamam a atenção de visitantes de todas as idades.

Domingos Martins (ES)

Domingos Martins, nas Montanhas Capixabas, é conhecida por sua forte influência da imigração europeia. E também pelas paisagens montanhosas onde se destaca a Pedra Azul. Ali, no Parque Estadual da Pedra Azul, há oportunidades para trilhas, escaladas e simplesmente relaxar em um cenário de tirar o fôlego.

A hospitalidade local, a gastronomia diversificada e as festividades culturais tranquilas complementam a experiência.

Campos do Jordão (SP)

Imagem de Marco Ankosqui – MTUR

Campos do Jordão, com seu clima de montanha e arquitetura que lembra os Alpes Europeus, é o destino ideal para quem busca fugir do Carnaval 2024. A cidade oferece uma atmosfera tranquila, com suas ruas arborizadas, casas charmosas e uma gama de cafeterias aconchegantes.

Além disso, a proximidade com a natureza, principalmente nos parques e trilhas, proporciona uma experiência diferenciada. Entre as atrações, destaca-se também o Amantikir, um parque que reúne jardins, labirintos e lagos.

Prado (BA)

lugares para fugir do Carnaval 2024

Imagem de Márcio Filho – MTUR

Prado, situada no Sul da Bahia, é um santuário de serenidade e beleza natural, especialmente durante o feriadão. Nesse período, muitos buscam o destino como um refúgio para relaxar e curtir praias paradisíacas. Afinal, este pedaço do litoral baiano conta com extensa orla de 84 km, com as águas cristalinas, mornas e tranquilas do mar. Que se estendem em tons de azul e verde e são perfeitamente complementadas por coqueirais, areias finas, falésias coloridas e riachos. Cenário digno de cartão-postal!

Entre os atrativos de destaques está a Praia da Paixão, com coqueiros e riacho na paisagem. Assim como a Japara Grande, acessível após uma breve caminhada por um rio, revelando águas que, em maré alta, rivalizam com as cores do Caribe.

Já que chegou até aqui, fique por dentro de mais dicas como essa:

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment