Conheça os restaurantes dos Jurados do MasterChef em São Paulo

Last Updated: 01/12/2023Por

Bem-vindos ao universo gastronômico dos restaurantes dos jurados do MasterChef em São Paulo, onde a paixão pela culinária se encontra com a excelência e a expertise dos chefs renomados que compõem o painel de avaliadores do programa.

Neste post, vamos mergulhar nos restaurantes que tornaram esses profissionais referências no cenário culinário paulistano, proporcionando aos amantes da boa comida uma experiência única e inesquecível dos três atuais jurados do Masterchef, Eric Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.

Além disso, listamos os restaurantes de Paola Carosella que foi jurada do MasterChef por muitos anos, e Rodrigo Oliveira que participou da décima temporada como jurado substituindo Henrique Fogaça por uma temporada.

Restaurantes do Eric Jacquin

Imagem Divulgação

Restaurante Président

A joia da coroa do chef Erick Jacquin é o restaurante francês que veio para preencher o espaço deixado pelo fechamento do La Brasserie. Eleito duas vezes seguidas como o melhor restaurante francês de São Paulo, o Président promete entregar uma verdadeira experiência. 

 

O restaurante une uma entrada imponente, ambiente agradável e os melhores chefs para oferecer o melhor da culinária francesa. Porém, vale ressaltar, que os preços não são amigáveis e o valor médio de um prato no Président é de 200 reais, começando em 155 para os pratos principais. Então prepare o bolso.

Entre os destaques do cardápio está o Magret de pato rôti com uvas brancas e maçã caramelizada, prato tradicional da culinária francesa que atualmente custa 195 reais. 

Além disso, você pode provar o verdadeiro petit gateau que foi criado pelo chef Erick Jacquin por 45 reais. Existe um menu executivo por 139 reais com 4 opções de entrada, 4 opções de prato principal e 2 opções de sobremesa.

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Endereço: Rua da Consolação, 3527 – Cerqueira César, São Paulo

Horários: 

Segunda a quinta: 12h às 16h/19h às 23h15

Sexta e sábado: 12h às 16h/19h às 24h

Domingo – 12h-17h

Informações: https://www.instagram.com/president_jacquin/

Restaurante Lvtetia – Erick Jacquin

Uma das mais recentes empreitadas do chef é o restaurante Lvtetia, e vamos começar explicando o nome. Lvtetia é o nome dado a Paris sob o domínio Império Romano, e por aí já podemos entender o conceito da mistura entre França e Itália que à primeira vista parece esquisita. 

A atmosfera do restaurante foi projetada com a união desses dois países em mente para criar uma experiência diferente para os clientes. E não para por aí, diversos pratos do menu trazem essa união, um exemplo é o Ravioli de Vitelo como uma contrapartida italiana para pratos como o Blanquette de Veau. 

Além disso, o cardápio traz clássicos da cozinha italiana, com antepastos, risotos e pratos de massa fresca e massa seca. Eu já assisti alguns youtubers destacarem a lasanha do Lvtetia inclusive falando que é uma das melhores de São Paulo. O restaurante também conta com um menu executivo que custa 99 reais com  3 opções de entrada, 4 opções de prato principal e 3 opções de sobremesa.

Endereço: Rua da Consolação, 3585 – Jardins, São Paulo 

Horários: 

Segunda a sábado: 12h às 16h/19h às 23h30

Domingo: 12h às 17h

Informações: https://www.instagram.com/lvtetiaerickjacquin/

Ça-Va Érick Jacquin (bistrô francês)

O Ça-va é conhecido dos fãs do programa Pesadelo da Cozinha. O restaurante aparece em um dos episódios mais emocionantes do programa. A história é que Jacquin vai reformar esse restaurante francês cujo o dono, Antônio Carlos Cirelli, é apaixonado pela cultura francesa e morreu após as gravações.

O chef Jacquin então decidiu comprar o restaurante e continuar o legado do Ça-va. O restaurante passou por uma reforma durante o programa e se tornou uma ótima opção de bistrô francês em São Paulo.

Já que chegou até aqui, fique por dentro de mais dicas como essa:

Apesar de não ser um restaurante barato, os preços são mais amigáveis do que no Président, sendo uma ótima opção para você que quer experimentar a culinária francesa. Alguns destaques do cardápio são o Mousseline de mandioquinha com lula e camarão, o Entrecôte e o Filet de pargo roti.

Endereço: Rua Carlos Comenale, 277 – Bela Vista, São Paulo

Horários: 

Segunda a quinta: 12h às 16h/19h às 23h

Sexta e sábado: 12h às 16h/19h às 23h30

Domingo: 12h às 17h

Informações: https://www.instagram.com/cavaerickjacquin/

Ça-Va Café Erick Jacquin

E uma ramificação do Ça-va é o café aberto recentemente na Avenida Brigadeiro Faria Lima. O Ça-Va Café é para você que quer um café da manhã especial com diversas opções, ou para quem é chegado a um vinho no período da tarde.

O cardápio conta com os tipos tradicionais de café como cappuccino, latte e macchiato. Além de diversas opções de pães e bolos, e preparações de ovo como omelete e ovo mexido. 

Entretanto, existe o cardápio do almoço para você que quer experimentar algumas das principais receitas do chef Erick Jacquin, como o ravioli de massa fresca, o famoso steak tartar e até mesmo a lasanha do Lvtetia. Além, é claro, do petit gateau na sobremesa.

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 4055 – Itaim Bibi, São Paulo

Horários: 

Segunda a sábado: 7h às 19h

Domingo: 8h às 17h

Informações: https://www.instagram.com/cavacafejacquin/

Steak Bife Erick Jacquin

O Steak Bife foi inaugurado em 2022 e foge do estilo e cardápio de todos os restaurantes listados até aqui. Este restaurante foi pensado para quem quer um delicioso e saboroso bife. E como ganhei um jantar lá no meu último aniversário, posso confirmar, é bem gostoso. 

O Steak Bife funciona da seguinte forma: você escolhe um dos cortes de carne disponíveis no cardápio que conta com chorizo, prime rib, entrecôte, entre outros. Enquanto as guarnições são servidas no esquema de rodízio.

E por experiência própria, posso dizer que a carne é bem tratada e é muito gostosa, e algumas das guarnições roubam a cena. A batata frita é a melhor que já comi, a massa simplesmente perfeita, os tomates assados são uma delícia. Além de legumes, risoto, tudo muito bom. O restaurante me surpreendeu e, como amante de carnes, fiquei bastante satisfeito. 

Endereço: Avenida Rebouças, 2636 – Pinheiros, São Paulo 

Horários: 

Segunda a quinta: 12h às 16h/19h às 23h

Sexta e sábado: 12h às 16h/19h às 23h30

Domingo: 12h às 17h

Informações: https://www.instagram.com/steakbifedojacquin/

Restaurantes da Helena Rizzo

Imagem Divulgação

Maní

Lufe Gomes/Divulgação

O primeiro restaurante da chef Helena Rizzo conta com um cardápio de cozinha contemporânea criado com base em ingredientes simbólicos do Brasil. O restaurante oferece opções à la carte e um menu degustação. Inclusive, em 2015, o Maní recebeu uma estrela do Guia Michelin. 

Para pedir o menu degustação – que é dividido em três opções -, é necessário que todos na mesa optem pelo mesmo. O Menu 3 Cursos conta com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa do cardápio e varia entre 260 e 290 reais. Já o menu degustação completo custa 620 reais por pessoa e há uma opção com harmonização de vinhos que adiciona 580 reais ao preço. 

Os preços são altos, porém condizentes com a alta gastronomia e ingredientes de qualidade oferecidos. Então, se você quer provar do menu da chef Helena Rizzo, existem opções à la carte bastante interessantes. 

O ravioli por 87 reais que vem com brandade de pupunha, gema, cogumelos, tomate confit e rúcula. E por 125 reais é possível comer o fideuá de lulas com lulas crocantes, prato bastante conhecido da chef. 

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano – São Paulo

Horários:

Terça a sexta:

12h às 15h e 19h30 às 23h

Sábado:

13h às 16h e 19h30 às 23h

Domingo:

13h às 16h30h

Informações: https://www.instagram.com/manimanioca/

Restaurante Manioca

Roberto Seba/Divulgação

O Restaurante Manioca fica localizado em uma enorme varanda fechada com vidro, dividido em dois ambientes: na entrada, o Café, separado do restaurante pelo bar. O Manioca é um restaurante que tem como conceito servir comidas afetivas do dia a dia com sabor incrível, feita com os melhores ingredientes.

Além disso, conta com belisquetes e entradinhas deliciosas incluindo bolinhos de tapioca e diversos tipos de saladas. Entre os pratos principais, destacam-se o Talharim de Pupunha ao molho de parmesão por 78 reais e o Tartar de atum com tabule de quinoa, rúcula e caramelo de cebola por 99 reais.  

Ainda tem a sugestão da Chef, com Lasanha com ragù de costela e béchamel de abóbora por 88 reais. E é claro, o PF Manioca que vem com picadinho de filé, arroz integral, farofa, couve, ovo pochê e banana assada por 99 reais. 

É possível experimentar ainda a sobremesa ‘’O Ovo’’ por 41 reais e uma novidade, e a Baked Alasca de banoffee que vem com massa amanteigada, doce de leite, sorvete de banana e merengue suíço por 39 reais. 

Endereço: 

Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232,  Jardim Paulistano, 3o. Andar, São Paulo

Horários:

Segunda a quinta:

11h30 às 15h30 e 18h às 22h30

Sexta:

11h30 às 16h e 18h30 às 23h

Sábado:

12h às 23h

Domingo:

12h às 21h

Padoca do Maní

Imagem Divulgação

A Padoca do Maní tem duas unidades, uma próxima ao Maní, na mesma rua, e outra junto ao Manioca, no Shopping Iguatemi. Com um ambiente mais simples, é ideal para provar diversas delícias baseadas nos conceitos dos outros restaurantes da Helena Rizzo, ou simplesmente comer um pão na chapa. 

Ela serve tanto café da manhã ou da tarde, e almoço com horários mais abrangentes e diversos tipos de comidas como tostadas, lanches, entradas e combinados para o café da manhã. A tostada de Caprese que vem com mussarela de búfala, tomate concassé e pesto de manjericão parece uma delícia e custa 39 reais. 

Além disso, a Padoca do Maní conta com diversas opções de ovos mexidos, salgados, tapiocas e bolos, incluindo o famoso “O segredo do bolo” com chocolate e brigadeiro por 25 reais. 

Jardins 

Endereço:  Rua Joaquim Antunes, 138 – Jardim Paulistano

Horários:

Segunda a sexta:

7h30 às 19h 

Sábado: 

7h30 às 17h 

Domingo: 

7h30 às 15h 

Shopping Iguatemi

Endereço:  Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano

Horários:

Segunda a sábado:

7h30 às 22h

Domingo:

7h30 às 20h

Restaurantes do Henrique Fogaça

O SAL , ousadia e muito sabor 

O primeiro restaurante de Henrique Fogaça foi fundado em 2005 em São Paulo e hoje conta com duas unidades, uma em Higienópolis, e outra no Shopping Cidade Jardim, no Morumbi. A segunda unidade é maior e mais robusta em comparação a Matriz e tenta manter o charme da mesma. 

Alguns dos destaques do cardápio são o famoso Cupim na Manteiga de Garrafa que é assado por horas e fica bem macio. Acompanhando de mandioca cozida e farofa de banana. Outro destaque é o Lombo de Cordeiro acompanhado do cremoso Aligot do Chef Fogaça. 

Divulgação

Nos almoços de segunda à quinta-feira é possível pedir um menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa. Algumas opções do menu executivo para pratos principais você encontra Parmegiana de Mignon, Arroz de Cupim, e Salmão na crosta de gergelim. Todos parecem muito interessantes.

SAL CIDADE JARDIM (SP)

Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000 – São Paulo – SP

Horários:

Segunda à quarta: 12h às 15h30 / 18h às 23h

Quinta a sábado: 12h às 23h

Domingo: 12h às 21h

SAL HIGIENÓPOLIS (SP)

Endereço: Rua Minas Gerais, 352 – São Paulo – SP

Horários:

Segunda: 12h às 15h

Terça à sexta: 12h às 15h / 19h às 23h

Sábado: 12h às 17h / 19h às 23h

Domingo: 12h às 17h

Informações: https://www.instagram.com/salgastronomia/

Cão Véio, o Gastropub pra unir boa gastronomia e diversão

O segundo restaurante fundado por Henrique Fogaça é o Cão Véio, estabelecimento com pegada hardcore, é um gastropub com três unidades na cidade de São Paulo. Com isso, o Cão Véio busca ser um misto de bar e restaurante com uma atmosfera intimista, com pouca luz e aconchegante. 

 

No cardápio desenvolvido pelo chef você pode encontrar lanches elaborados sem produtos industrializados. Os lanches seguem a temática dos cães e são batizados com nomes de diferentes raças e de cachorros.

Alguns dos pratos famosos do Cão Véio são bolinho de cupim, o fila brasileiro, feito com mignon empanado e recheado com queijos gorgonzola e muçarela, e o ragu de costela com polenta. E o cardápio muda de tempos em tempos pra trazer novas criações do Chef. 

 

Veja as unidades:

Cão Véio Vila Madalena 

Endereço: Rua Girassol, 396 – Vila Madalena, São Paulo

Horários: 

Segunda a Sábado: 18h às 24h

Cão Véio Vila Mariana 

Endereço: Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 303 – Vila Mariana, São Paulo

Horários: 

Segunda a Quinta: 18h às 23h

Sexta:18h às 24h

Sábado: 12h às 16h / 18h às 24h

Cão Véio Tatuapé 

Endereço: Rua Itapura, 1534 – Vila Gomes Cardim, São Paulo

Horários: 

Terça a Quinta: 18h às 23h

Sexta:18h às 24h

Sábado: 12h às 24h

Domingo: 12h às 23h

Informações: https://www.instagram.com/caoveio/

Restaurantes do Rodrigo Oliveira

Imagem de Divulgação

Mocotó

Localizado na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo, o Mocotó Restaurante é um autêntico representante da culinária sertaneja. Fundado em 1973 por José de Almeida como uma casa do norte, o restaurante é atualmente liderado por seu filho, Rodrigo Oliveira, que vem implementando uma inovadora perspectiva na cozinha tradicional.

restaurantes Rodrigo Oliveira

Imagem de Divulgação

Um dos princípios fundamentais do Mocotó é proporcionar uma experiência gastronômica para todos os paladares, estratos sociais e bagagens culturais. A cozinha do restaurante é inspirada pelo mundo, mas mantém fortes raízes no sertão.

O trabalho do chef no Mocotó Restaurante tem sido amplamente reconhecido. A casa conquistou o 23º lugar na prestigiosa lista dos melhores restaurantes da América Latina pela revista britânica Restaurant em 2021. Além disso, recebeu o cobiçado selo Bib Gourmand pelo Guia Michelin e foi agraciado com o título de melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” pelo World Restaurant Awards em 2019.

Entre os pratos de destaque no cardápio estão: dadinhos de tapioca (R$22,90 – seis unidades), baião de dois (a partir de R$34,90), caldo de mocotó (a partir de R$20,90) e mocofava (a partir de R$22,90)

Endereço: Av. Nossa Sra do Loreto, 1100 – Vila Medeiros – SP

Horários: Segunda a sexta, das 12h às 23h; sábado, das 11h30 às 23h e domingo das 11h30 às 17h.

Mocotó no D


A unidade localizada no Shopping D, também na zona norte da capital paulista, é bem similar à casa tradicional. Tanto na proposta, quanto no cardápio, ambas oferecem clássicos da gastronomia sertaneja brasileira com o toque contemporâneo de Rodrigo Oliveira.

O grande diferencial do menu é o cuscuz sertanejo, que acompanha ovo mole e crocante de milho (a partir de R$16,90). O prato conta ainda com a possibilidade de acréscimos de carne seca com nata (mais R$12,90).

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 1100 – Canindé – SP

Horários: Todos os dias, das 12h às 21h.

Balaio


Situado dentro do Instituto Moreira Sales, na Av. Paulista, esse é o restaurante do Rodrigo Oliveira em SP que mais se diferencia dos outros. O nome vem do cesto feito de palha ou bambu feito para transporte e representa bem a junção de culturas e sabores brasileiros que a casa propõe.

O restaurante fica no térreo do prédio do IMS e oferece menu com destaques como: arroz de linguiça bragantina (R$79), moqueca de caju (R$159 – para duas pessoas) e lasanha caipira (R$72). Tem também opções vegetarianas, saladas e sobremesas.

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista – SP

Horários: Terça a quinta, das 12h às 16h; sexta e sábabo, das 12h às 16h e das 19h às 22h; e domingo, das 12h às 17h.

Mocotó Café


Localizado no Mercado de Pinheiros, o Mocotó Café é uma extensão acolhedora e fiel à essência descontraída e inclusiva da sua casa mãe.

Com um cardápio repleto de saborosos clássicos do Mocotó, como o irresistível baião de dois (R$46) e os deliciosos dadinhos de tapioca (R$21), o café oferece uma experiência gastronômica autêntica e reconfortante.

Entre as opções que se destacam, está o sorvete de rapadura coberto por uma generosa calda de catuaba (R$17), proporcionando um contraste único de sabores.

Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros – SP

Horários: Café da manhã, das 8h às 11h; Almoço, das 11h às 17h.

Mocotó Vila Leopoldina


A mais recente abertura do chef Rodrigo Oliveira é o Mocotó Vila Leopoldina. No bairro da Zona Oeste, a casa mantém a mesma atmosfera acolhedora e inclusiva que caracteriza todos as outras unidades. Com um cardápio recheado dos icônicos pratos do Mocotó, como os irresistíveis dadinhos de tapioca, o clássico baião de dois e os crocantes torresmos, a casa oferece uma experiência gastronômica autêntica e reconfortante.

Além dos sabores tradicionais, o Mocotó Vila Leopoldina introduz pratos especiais exclusivos, como a língua de boi braseada com molho de vinhos e conservinhas (R$32,90), e o pirarucu frito (R$29,90). Por fim, completando a experiência, o Mocotó Vila Leopoldina oferece uma carta de caipirinhas e a seleção de produtos do Empório Mocotó para levar pra casa.

Endereço: R. Aroaba, 333 – Vila Leopoldina  – SP

Horários: Terça e quarta, das 12h às 16h; quinta, sexta e sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 16h.

Mais informações: instagram.com/mocotorestaurante e instagram.com/balaioims

Restaurantes da Paola Carosella

Divulgação/Jason Lowe

Arturito, o restaurante da chef Paola Carosella

O Arturito é um restaurante com foco em cozinha clássica mediterrânea mas com o toque especial do conhecimento e do estilo de Paola Carosella. O restaurante fica localizado no bairro de Pinheiros desde sua abertura e desde então tem sido um ponto alto da gastronomia. 

Divulgação/Tadeu Brunelli

O restaurante é bem charmoso com diversos espaços confortáveis, porém é sempre bom fazer uma reserva já que a casa normalmente lota. Sobre os pratos, eles têm uma apresentação cuidadosa e bonita e é unânime entre os críticos que os ingredientes são bem tratados.

Dentro do cardápio, os destaques ficam por conta dos antepastos, Frutos do Mar, e pratos principais mediterrâneos. O antepasto de berinjela assada é famoso, assim como a porção de camarões no vinho branco e manteiga. Dentre os principais, o Polvo assado no Forno a lenha é o grande carro chefe. Além disso, para os amantes de carne, há a tagliata de filé mignon e para os vegetarianos, o Capellini com cogumelos orgânicos. 

O restaurante conta com três opções de sobremesa, destaque para a Pavlova para duas pessoas. E lá você pode comer as deliciosas e famosas empanadas da chef. 

De terça a Sexta no almoço, o Arturito tem uma menu executivo com entrada (Salada da horta), prato principal e sobremesa (Panna Cotta ou Choux) por 99 reais, o prato principal varia de uma semana para outra.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 – Pinheiros, São Paulo 

Horários: 

Almoço •Ter. a Sex. • 12h às 15h

Sáb. e Dom. •12h às 16h

Jantar • Ter. a Sáb. • 19h às 23h

Informações: https://www.instagram.com/restaurantearturito/

Franquia de Empanadas La Guapa 

Falando em empanadas, em 2014 a chef Paola se uniu a um novo sócio e lançou a franquia La Guapa que serve as deliciosas empanadas da chef e também é um café com diversas unidades em São Paulo.

Imagem Divulgação

As empanadas são muito saborosas e crocantes, elas com uma leve queimadinha que dá um sabor especial. As minhas preferidas são a Salteña que é feita com carne, azeitonas, ovo caipira e batata cozida, e também a Porteña que combina dois tipos de queijo, tomate assado e manjericão fresco. Já minha namorada, ama a Pucacapa, feita com cebola caramelizada levemente apimentada e queijo derretido.

Informações: https://laguapa.com.br/

Endereços:

ALPHAVILLE – Av. Copacabana, 325 CEP: 13104-082

AUGUSTA – Rua Antônio Carlos, 302B CEP: 05121-070

BERRINI – R. Flórida, 1602 – Cidade Monções CEP: 04565-001

CENTRO – R. Major Sertório, 120 CEP: 01222-000

GUARULHOS – R. Josephina Mandotti, 307 – Jardim Maia CEP: 07115-080

ITAIM – R. Bandeira Paulista, 446 – Itaim Bibi CEP: 04532-001

JARDINS – Al. Lorena, 1501 CEP: 01424-005

JARDINS 2 – Al. Itu, 513 CEP: 04191-080

LIBERDADE – R. Américo de Campos, 84 CEP: 01506-010

Exploramos os sabores, a criatividade e o legado culinário dos jurados do MasterChef em São Paulo, revelando uma tapeçaria de opções gastronômicas que conquistam paladares exigentes. Desde ambientes sofisticados até aqueles que celebram a simplicidade com maestria, cada restaurante apresenta uma faceta única da personalidade culinária de seus respeitados chefs.

Ao conhecer esses estabelecimentos, não apenas desvendamos os segredos por trás das avaliações no MasterChef, mas também abrimos as portas para uma jornada gastronômica inigualável na vibrante cidade de São Paulo. Que este passeio pelos restaurantes dos jurados inspire seus próximos momentos de prazer à mesa, explorando a excelência que só a capital paulista pode oferecer.

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment