Festivais do Japão 2023 prometem agitar São Paulo nas próximas semanas

Last Updated: 05/07/2023Por Tags: , , , ,

São Paulo terá três Festivais do Japão entre 17 de junho e 16 de julho para os apreciadores e entusiastas da cultura japonesa.

A imigração japonesa em São Paulo completa 115 anos em 2023 e a temporada de celebrações está prestes a começar com três festivais da cultura japonesa, o primeiro já no próximo fim de semana. 

Esses festivais são conhecidos pelas apresentações de elementos da cultura japonesa como celebrações da religião budista, filmes da cultura japonesa, apresentações de dança, Além disso,  também há concursos de Cosplay, onde os participantes se caracterizam como personagens de mangás, animes e videogames para serem avaliados por um júri de especialistas. 

Os eventos irão contar com exposições e workshops para os participantes sobre essa incrível cultura. E o que não pode ficar de fora é a parte gastronômica, afinal, a culinária japonesa é uma paixão nacional e com certeza é parte essencial dessa experiência. 

Veja a lista dos festivais abaixo:

17º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa

Um festival japonês menos conhecido em relação aos outros dois nesta lista, porém já chega a sua 17º edição sendo um evento tradicional das comemorações da imigração japonesa. O evento promete com uma programação que inclui concursos de beleza e cosplay, além de exibições culturais e religiosas que descendentes e amantes da cultura japonesa deverão gostar. 

Divulgação / Marcos Sano

Quando

17 e 18 de junho de 2023

Horário

10h às 19h (sábado) e 10 às 18h (domingo)

Local

Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo (metrô São Joaquim) 

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Entrada

Gratuita – Livre para todos os públicos

Programação

  • Homenagem aos imigrantes Hakujusha (99 anos) – Sábado – Grande Auditório – a partir das 09 horas
  • Sábado – Salão Nobre – 14:30 – Painel: Preservando Nossas Raízes: A Importância do Idioma Japonês na Comunidade Nikkei com os professores Leiko Matsubara, Takashi Yamanishi e Tae Suzuki
  • Domingo – Salão Nobre – 14:30 – Painel: Aromas, Cores e Tradição: Explorando os valores nikkeis na Gastronomia e na Arte com a artista Camila Gondo e a chef Telma Shiraishi, com mediação de Fernando Matsumoto. 
  • Miss Nikkey Brasil – Etapa São Paulo – Sábado – Grande Auditório – 16 horas
  • Lançamento cultural do filme: “Onde as ondas Quebram” – Sábado – Grande Auditório – 19 horas. 
  • Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses – Domingo – Grande Auditório – 13 horas
  • Concurso de Cosplay – Mundo OK – Domingo – Grande Auditório – 16 horas

Mais informações em:https://www.instagram.com/festivalbunkamatsuri/

24° FESTIVAL DO JAPÃO Kenren

O festival é organizado pela Kenren, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e de acordo com a organização é o maior festival japonês em local fechado do país. Este evento promete lotar o São Paulo Expo com uma programação bastante versátil que inclui desde atrações musicais, atividades para crianças passando pro exibições e culinária regional das províncias. 

Quando

07 a 09 de julho de 2023

Horário

Sexta – 11 às 21h

Sábado – 09 às 21h

Domingo – 09 às 18h

Programação

Shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá, artes marciais, Miss Nikkey, Akiba Space, Espaço das províncias, Espaço Card Games, #FJTAON e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos

Local

São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo)

Entrada

Os preços variam de 30 reais a 80 reais. Veja aqui.

Entrada GRATUITA para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos

MEIA-ENTRADA para estudantes e professores da rede pública e particular, homens entre 60 a 65 anos. Será exigido o comprovante de meia-entrada no acesso ao evento 

Mais informações em:https://www.instagram.com/festivaldojapao/

Tanabata Matsuri 

O Tanabata Matsuri do bairro da Liberdade é o maior festival japonês de rua do mundo e lota as tradicionais ruas da região em torno da praça do metrô. Esse festival já ficou tão famoso que inclusive atrai turistas a São Paulo vindos de todo o país. E uma vez por lá, é hora de experimentar as delicias do bairro como restaurantes japoneses e de outras culinárias asiáticas como coreana, chinesa, tailandesa, entre outros, além, dos cafés, já que entre as cafeterias da liberdade se encontram algumas das melhores  cidade.

Quando

15 e 16 de julho

Horário

10h30 às 18h. 

Local

Praça da Liberdade-Japão

Programação:

Programação cultural gratuita, repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos.

Já que chegou até aqui, fique por dentro de mais dicas como essa:

Entrada

Gratuita

Os festivais do Japão não apenas celebram a imigração japonesa como são parte da agenda cultural da cidade de São Paulo. Se você nunca participou de um desses festivais, é uma oportunidade bastante interessante de se aprofundar na riquíssima cultura japonesa que é parte essencial da cultura paulista.

Tem alguma dica? Deixe nos comentários.

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment