Magia no ar: 9 destinos com festivais de Natal para visitar a partir de SP

Last Updated: 22/01/2024Por Tags: , , ,

Enquanto as luzes brilham intensamente nas ruas movimentadas da capital paulista, o espírito natalino ganha vida de maneira única no interior do estado de São Paulo. O clima acolhedor e as tradições dos festivais de Natal se entrelaçam para criar uma atmosfera mágica, transportando as famílias para um mundo mágico.

festivais de Natal

Imagem de Comunicação/PMG

Neste cenário, emerge a oportunidade irresistível de explorar nove destinos pitorescos, cada um celebrando o período de maneira especial. De decorações deslumbrantes a programações cuidadosamente elaboradas, as cidades do interior oferecem uma escapada encantadora, onde as festividades natalinas se desdobram em experiências únicas e memoráveis para todos os visitantes.

Confira, a seguir, 9 destinos que já anunciaram seus festivais de Natal 2023 para conhecer em um roteiro a partir de São Paulo!

Natal dos Sonhos em Campos do Jordão

Em Campos do Jordão, a atmosfera natalina tomou conta da cidade com a tradicional “Decoração de Natal”. A atração é promovida pela Fundação Lia Maria Aguiar em parceria com a Prefeitura Municipal. Desde o dia 10 de novembro, os moradores e visitantes podem desfrutar das luzes e encantos espalhados pela cidade, incluindo brinquedos. Os principais pontos são: Portal da cidade, Praça da Abernéssia e Capivari.

A programação cultural, iniciada em 12 de novembro, oferece espetáculos de ballet, dança contemporânea, teatro musical e concertos. Todos realizados pelos talentosos alunos da FLMA no Parque Capivari até 17 de dezembro, com entrada gratuita.

Imagem de Divulgação Arquivo/ACE Campos do Jordão

O Núcleo de Dança da FLMA apresentará, de 24 a 26 de novembro e de 01 a 03 de dezembro, o Ballet de Repertório “Giselle”. A emocionante narrativa fala sobre amor, desilusão e redenção. Além disso, o Núcleo de Teatro traz à cena “Um Conto de Natal – O Musical”.  A releitura da clássica trama de Charles Dickens será apresentada de 8 a 10 e 15 a 17 de dezembro.

Ou seja, a cidade se enche de magia e cultura, proporcionando uma experiência única aos seus visitantes durante as festividades de Natal. E uma boa notícia para os fãs da tradicional ‘Maria-Fumaça’! A charmosa locomotiva promete encantar o público com desfiles que irão percorrer a cidade. Tudo isso com direito à música, trenó com Papai Noel e renas, urso polar e bonecos de neve. Vale a pena anotar: dias 2, 9 e 16 de dezembro.

Informações: flma.org.br

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Guararema Cidade Natal 2023

O Guararema Cidade Natal 2023 promete encantar moradores e turistas com sua atmosfera mágica e acolhedora. Com a clássica decoração natalina feita de garrafas pet, o evento se destaca por suas inúmeras atrações culturais e pontos instagramáveis.

Imagem de Comunicação/PMG

O tradicional “Acender das luzes” em 5 de dezembro marca o início das festividades, e a programação se estenderá até 7 de janeiro de 2024, iluminando todos os pontos turísticos de Guararema. O foco deste ano é uma abordagem mais intimista e humana, com o tema “Brilho que Reluz em Cada Olhar”.

Além das tradicionais decorações, o evento traz novidades emocionantes, como a presença de neve artificial em pontos estratégicos da cidade. Os visitantes poderão interagir com bonecos de neve, flocos de neve, cascatas de led e outros adornos relacionados ao inverno, proporcionando uma experiência única. 

Informações: guararema.sp.gov.br 

Rua de Natal em Itapevi

A Rua de Natal de Itapevi retorna para encantar a cidade com uma programação cultural vibrante de 2 de dezembro a 4 de janeiro de 2024. Com o apoio da Prefeitura de Itapevi, o festival oferece mais de 50 espetáculos gratuitos, desde a chegada do Papai Noel até shows diversificados. 

O evento acontece na Rua Leopoldina de Camargo, no centro da cidade, e destaca-se pelo clássico espetáculo de luzes diário às 19h, com conteúdo acessível em Libras, proporcionando uma emocionante viagem pela história natalina.

festivais de Natal

Imagem de Divulgação

A extensa programação inclui a aguardada “Vila de Natal”, oferecendo encontros mágicos com o Papai Noel e apresentações especiais, como a contação do clássico conto de Natal, o Quebra Nozes. A atração está aberta em datas específicas.

Além disso, destacam-se performances artísticas de renome, como o Street Jazz da Banda Cucamonga, danças emocionantes do Grupo Garra e espetáculos musicais da Banda Municipal Valdir da Silva Ferreira. Assim como a participação de talentosos artistas locais, como a produção “ORÍgens”, uma fusão artística que celebra o Movimento Negro e LGBTQIAPN+. 

Informações: ruadenatal.com.br 

Socorro Luzes de Natal 2023

O Festival de Natal em Socorro é uma celebração que une encanto, magia e sustentabilidade. Desde 18 de novembro, o evento começou na cidade destacando uma abordagem responsável em meio à crescente preocupação com as mudanças climáticas e a economia circular.

Imagem de VGCOM – ASTUR – SETUR – SoulpicsPhotography

A decoração natalina utiliza de maneira consciente e criativa garrafas PET, contribuindo para a preservação do meio ambiente. E inclui desde árvores até um Papai Noel gigante de 12 metros.

Este ano, a celebração conta com mais de vinte locais decorados e mais de 100 km de cordões de luzes. A “Casa do Noel” estará aberta a partir de 2 de dezembro, oferecendo visitação gratuita de quinta a domingo, das 18h às 22h, até a véspera do Natal. 

Além disso, a programação estendida até 7 de janeiro inclui uma variedade de eventos animados para todas as idades, desde shows até peças teatrais e oficinas, tornando o Festival de Natal em Socorro uma experiência inclusiva e memorável para todos.

Informações: socorro.tur.br

Floresta Encantada em Amparo

O Natal Ypê em Amparo apresenta em 2023 o espetáculo inédito “Floresta Encantada – Musical de Natal”. Com apresentações às sextas, sábados e domingos, começou dia 17 de novembro e vai até dia 24 de dezembro, nos jardins da Ypê. O musical busca emocionar visitantes de diversas regiões com mensagens de amor à natureza e entre as pessoas.

Já que chegou até aqui, fique por dentro de mais dicas como essa:

Imagem de Cleber Luiz | Cineview

Ao adentrar os portões dos jardins da Ypê, os visitantes serão envolvidos por uma atmosfera mágica, onde a decoração natalina representa as quatro estações do ano. Desde a primavera florida até as terras geladas do inverno, os jardins são adornados com luzes, flores, folhagens, árvores, animais em tamanho real e surpresas encantadoras. 

A Casa da Árvore, habitada por Papai e Mamãe Noel, será um ponto acolhedor, proporcionando aos visitantes uma experiência única em um cenário de outono. O evento promete uma imersão completa, unindo o espetáculo musical à decoração, oferecendo uma jornada encantadora durante seis finais de semana.

Informações: natalype.com.br

São Pedro e Águas de São Pedro se unem em programação especial

São Pedro e Águas de São Pedro se uniram para oferecer um Natal em dose dupla repleto de atrações. Decoradas com cenários natalinos iluminados, as cidades, a apenas 10 minutos uma da outra, esperam receber mais de 1 milhão de turistas durante o período festivo.

festivais de Natal

Imagem de Diego Soares/Prefeitura de Águas de São Pedro;

São Pedro inicia oficialmente o calendário da campanha Encanto de Natal em 1º de dezembro, com uma programação repleta de atrações culturais e musicais gratuitas. Destaca-se o Boulevard Professora Maria do Carmo, onde vão acontecer os eventos. E o Museu Gustavo Teixeira, que abriga uma exposição internacional com aproximadamente 300 presépios, trazendo uma variedade de peças curiosas de diversos países. 

Já Águas de São Pedro, com o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, realiza o Natal Iluminado, apresentando a Casa do Noel, Paradas de Natal, shows musicais e oficinas voltadas para crianças, proporcionando uma atmosfera festiva única. 

Informações: @encantodenatalsaopedro e @nataliluminadoaguasdesaopedro

Vila de Natal em Botucatu

Botucatu se prepara para receber o espírito natalino com o Botucatu Encantado, um festival promovido pela Prefeitura Municipal que acontecerá de 2 a 25 de dezembro. A Praça Rubião Júnior, emblemática na cidade, será transformada em um cenário mágico todas as noites a partir das 18 horas, oferecendo uma experiência encantadora para toda a família.

 O pavilhão decorado na entrada será o ponto de partida para uma série de apresentações locais e regionais, incluindo um presépio em tamanho real, a Vila do Noel para fotos e conversas com o Papai Noel, e uma estação para entrega de cartinhas.

Imagem de Divulgação

Além disso, a atmosfera natalina será complementada por um palco temático, iluminação encantadora, totens para fotos e decorações festivas, enquanto uma rádio transmitirá músicas típicas das 18h30 às 22h, mantendo viva a magia do Natal.

Já a Banda Sinfônica protagonizará uma apresentação especial com um repertório natalino, marcando o início festivo do evento. Outro destaque fica por conta da Feira Turística Natalina. O evento acontece nos dias 9 e 16 na a Praça Isabel Arruda, oferecendo uma experiência natalina completa aos visitantes.

Informações: @natalencantadobotucatu

Natal Mágico de Holambra

O Natal Mágico de Holambra está iniciando suas festividades nesse sábado 25 de novembro, na Praça Bento Euzébio Tobias. A Parada de Natal, repleta de enfeites, flores e personagens, sairá do Paço Municipal rumo à Praça dos Pioneiros, marcando o início do espetáculo de luzes e decorações natalinas.

Além disso, a abertura oficial contará com a entrega da chave da cidade ao Papai Noel, seguida por uma solenidade e apresentações do tenor Hamilton Aragon e do Trio de Cordas. 

Até 23 de dezembro, a Praça dos Pioneiros será palco de diversas atividades artísticas e culturais. Entre os destaques estão: o Elvis Presley Cover, a Banda da Polícia Militar e a Orquestra Sinfônica de Cosmópolis, com entrada gratuita para todas as apresentações.

Além do palco principal, Holambra se enche de decorações natalinas em locais como o Deck do Amor, a Praça dos Coqueiros e a Praça do Divino Espírito Santo. A cidade ganha vida com uma árvore de Natal de 15 metros de altura no portal principal, iluminação especial na Torre do Relógio na Avenida das Dálias e enfeites nas rotatórias da avenida. Com mais de 100 quilômetros de cordões de LED e 4 mil cascatas de luz, instalados em troncos e galhos de árvores da região central, a decoração encanta moradores e visitantes.

Informações: holambra.sp.gov.br

Natal nas Montanhas de Monte Verde

Apesar de estar no estado de São Paulo, o distrito de Monte Verde sempre merece uma menção honrosa. Afinal, o destino está a menos de 200 quilômetros da capital paulista. E, mais um ano, se prepara para encantar visitantes durante o Natal Cultural nas Montanhas 2023. O evento ocorrerá de 29 de novembro a 20 de janeiro, com o tema “Contando Histórias”. 

Organizado pela MOVE, em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, o evento oferecerá uma extensa programação gratuita de apresentações culturais para toda a família, acompanhada de uma decoração encantadora iluminada.

festivais de Natal

Imagem de Divulgação/MOVE

Além disso, o Parque Oschin dará início ao Natal Exuberante em 1º de novembro, com uma programação especial que inclui fábrica de brinquedos, correio do Papai Noel, descida de trenó e show de luzes. A ação proporcionará diversão para toda a família até 28 de janeiro. 

O parque, com 45 mil metros quadrados de natureza exuberante, também apresenta a novidade da Villaleta. O novo espaço inaugurado este ano na antiga Chácara Adélia abriga a Casa do Papai Noel.

Para quem quiser esticar a estadia em Monte Verde, as dicas de hospedagem são as pousadas Jardim da Mantiqueira e Pedras e Sonhos.

Informações: natalnasmontanhas.com.br

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment