Verão 2024: guia de praias do Litoral Norte de SP e atividades de ecoturismo

Last Updated: 22/01/2024Por Tags: , ,

As praias do Litoral Norte de SP são as queridinhas de muitos turistas para o final do ano. O verão começa neste dia 22 de dezembro e os paulistanos, paulistas e até visitantes de outros estados já chegam em busca de um cantinho a beira-mar. A ideia é aproveitar as mais de 200 praias paradisíacas da região. Afinal, elas são famosas por suas águas em tons de verde e muita Mata Atlântica preservada.

Composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, o destino oferece uma experiência única de verão. Isso porque suas praias são bastante variadas, e têm desde águas tranquilas e cristalinas até ondas perfeitas para o surf.

praias Litoral Norte SP

Imagem de Divulgação/ APHM

Mas, além das praias, a região integrada pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo oferece uma variedade de atividades de ecoturismo. Principalmente para aproveitar a rica biodiversidade e paisagens naturais deslumbrantes.

Para te ajudar a escolher o melhor roteiro por esse paraíso paulista, nós listamos a seguir algumas das principais praias da cidade para cada perfil de viajante. Assim como algumas atividades de natureza que são perfeitas para intercalar entre um dia e outro de férias na beira do mar.

Confira:

Praias para todos os gostos

Famílias com crianças

praias Litoral Norte de SP

Imagem de Paulo Stefani – SecTur Ilhabela

  • Praia de Guaratuba, Bertioga: Situada entre os rios Guaratuba e Itaguaré, se destaca pelo mar aberto com águas tranquilas e transparentes. Oferece um ambiente sossegado com uma ampla faixa de areia de oito quilômetros.
  • Praia da Tabatinga, Caraguatatuba: Localizada no extremo norte de Caraguatatuba, tem quase 2 quilômetros de orla em uma enseada serena. Além disso, é rodeada pela exuberante Mata Atlântica, com areia clara e mar de águas plácidas.
  • Praia do Julião, Ilhabela: Com 250 metros de extensão, é um convite ao descanso e à contemplação. Está rodeada por vegetação nativa e mar salpicado de pedras e pequenas ilhas. É ideal para mergulho livre.
  • Praia de Guaecá, São Sebastião: Oferece um mar calmo e cristalino, perfeito para banhos relaxantes e atividades familiares, especialmente no meio e no canto esquerdo da praia.
  • Praia de Maranduba, Ubatuba: No sul da cidade, combina tranquilidade e diversão com mar calmo, ideal para famílias, e uma orla repleta de quiosques e atividades aquáticas.

Para surfar

praias Litoral Norte SP

Imagem de Eliria Buso

  • Boraceia, Bertioga: Com cinco quilômetros de extensão, apresenta ondas manobráveis que atraem entusiastas do surfe de todos os níveis.
  • Praia de Massaguaçú, Caraguatatuba: Famosa pelas suas ondas fortes e correnteza, é um destino predileto para surfistas e praticantes de bodyboard.
  • Praia do Bonete, Ilhabela: Reconhecida como uma das praias mais belas do Brasil, é um refúgio para surfistas com areias macias, águas límpidas, e ondas que podem atingir até três metros de altura.
  • Camburi, São Sebastião: Vibrante e muito procurada por surfistas, conhecida por suas ondas desafiadoras e boa estrutura de serviços à beira-mar.
  • Itamambuca, Ubatuba: Famosa por sediar grandes campeonatos de surf, com uma extensa faixa de areia branca e mar com ondulação forte.

Com agito

praias Litoral Norte de SP

Imagem de Marcos Pertinhes

  • Riviera de São Lourenço, Bertioga: Destaca-se como uma das praias mais populares, com infraestrutura completa, incluindo lojas, bares, restaurantes e hotéis.
  • Praia de Martim de Sá, Caraguatatuba: Conhecida por sua urbanização e excelente estrutura, é um destino vibrante com quiosques, bares e restaurantes.
  • Praia do Curral, Ilhabela: Famosa por seu ambiente animado e extensão de 566 metros, com uma variedade de bares e restaurantes.
  • Maresias, São Sebastião: Uma das praias mais conhecidas, atrai um público jovem com sua infraestrutura de restaurantes e casas noturnas.
  • Praia Grande, Ubatuba: Um dos destinos mais populares da região, especialmente entre os turistas que buscam agitação.

Para fugir do agito

praias Litoral Norte SP

Imagem de Prefeitura Municipal de Ubatuba

Fique por dentro de mais dicas como essa:

  • Itaguaré, Bertioga: Integrada ao Parque Estadual da Restinga, oferece uma paisagem única com 3 quilômetros de extensão.
  • Praia da Mococa, Caraguatatuba: Conhecida por sua areia monazítica e calmas águas, ideal para mergulho, pesca esportiva e caiaque.
  • Praia da Pacuíba, Ilhabela: Acessível por estrada de terra e trilha, é um paraíso isolado com águas claras ideais para mergulho e esportes como kitesurfe e windsurfe.
  • Barra do Una, São Sebastião: Encanta com trilhas na Mata Atlântica, o rio que deságua no mar e suas águas cristalinas.
  • Praia do Cedro, Ubatuba: Considerada uma praia deserta, tem apenas um quiosque atendendo toda a sua pequena faixa de areia.

Atividades de Ecoturismo além das praias do Litoral Norte de SP

Bertioga

Imagem de Raphael Campos

  • Trilha da Torre 47: Localizada próximo ao centro da cidade, essa trilha de 5 quilômetros passa pela Ponte da Banana e adentra uma vegetação densa da Mata Atlântica. A trilha culmina na Cachoeira da Torre 47, ideal para rapel, trekking, observação de aves e banhos de rio.
  • Trilha do Guaratuba: A mais visitada do Parque Estadual da Restinga de Bertioga, esta trilha é cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. É excelente para estudos do meio, educação ambiental, passeio, ciclismo e corridas.

Caraguatatuba

Imagem de Divulgação/ Circuito Litoral Norte

  • Passeios Náuticos: Em Caraguatatuba, os passeios de lancha proporcionam visitas a locais como os ilhotes da Cocanha e a Ilha do Tamanduá, com suas belas praias e natureza preservada.
  • City tour 4×4: Um passeio de 4×4 pelas praias da cidade, como Cocanha, Mococa e Martim de Sá, combinado com visitas às atrações histórico-culturais e aos mirantes da Orla, proporciona uma visão panorâmica da região.

Ilhabela

Imagem de Aurelio Rufo

  • Trilhas (Travessia Bonete-Castelhanos e Subida do Baepi): Ilhabela oferece diversas trilhas, incluindo a Travessia Bonete-Castelhanos, que percorre o sul da ilha, e a trilha do Pico do Baepi, com vistas panorâmicas do Canal de São Sebastião.
  • Observação de cetáceos: Com um litoral rico em biodiversidade, Ilhabela é um local privilegiado para a observação de baleias e golfinhos, incluindo espécies como a baleia-jubarte e o golfinho-pintado-do-atlântico.

São Sebastião

Imagem de Divulgação/ MaresiasTur

  • Rapel Maresias-Paúba: Esta trilha de dois quilômetros liga as praias de Maresias e Paúba, oferecendo visuais panorâmicos e sendo um local ideal para a prática de rapel.
  • Trilha Ribeirão de Itu: Situado em Boiçucanga, o complexo Ribeirão de Itu é formado por três cachoeiras e proporciona uma caminhada entre rio e mata, ideal para mergulho nas águas cristalinas e observação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Ubatuba

Imagem de ©Leandro Gomes Moreira

  • Parque Estadual Ilha Anchieta: Parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta, este local oferece oportunidades de integração com a natureza. Em especial nastrilhas com vistas imperdíveis e no complexo de ruínas históricas.
  • Núcleo Picinguaba: O Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, conserva uma ampla biodiversidade e oferece uma variedade de roteiros ecológicos. Entre os destaques estão: praias, serras, cachoeiras, mangues e mar, além de comunidades tradicionais e artesanato local.

Para conhecer todas as praias do Litoral Norte de SP e as principais experiências da região, acesse: circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Outra dica é consultar um receptivo local para garantir a qualidade e ter informações de cada passeio em: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment