Exposição sobre palhaços chega ao Paço das Artes, em SP

Last Updated: 30/01/2024Por

O Paço das Artes, um dos principais espaços culturais de São Paulo, vai receceber uma exposição sobre palhaços no próximo mês. A mostra “E o palhaço, quem é!?” estará disponível para visitação pública de 2 de fevereiro a 31 de março de 2024.exposição sobre palhaços

Com curadoria de Renato De Cara, esta exposição é uma celebração artística que questiona a figura do palhaço de maneiras inéditas e inovadoras. Para isso, reúne uma coleção fascinante que inclui fotografias históricas e anônimas, pinturas contemporâneas e uma série de outras mídias que retrabalham a imagem do palhaço como um objeto de arte. São mais de 30 artistas participando da mostra.

Vale lembrar que a exposição inaugura o calendário cultural de 2024 do Paço das Artes. E representa um esforço da instituição, parte da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, para explorar o tema do palhaço de maneira ampla e diversificada. Além disso, o trabalho artístico apresentado varia entre o sarcasmo e a inocência infantil.

A lista de artistas conta com nomes como Alex Carrari, André Arruda, Dora Longo Bahia, Guy Veloso, João Farkas, Laura Lima, Marcelo Cipis, Nilda Neves, Rodrigo Andrade, Thiago Honório, entre outros. Cada artista traz uma perspectiva única sobre o tema, contribuindo para um diálogo rico e multifacetado sobre a figura do palhaço na cultura e na arte contemporâneas.

Conheça o Paço das Artes

O Paço das Artes foi criado em 25 de março de 1970, inicialmente na Avenida Paulista. Ao longo dos anos, a instituição passou por diversos locais, como a Pinacoteca do Estado e o Museu da Imagem e do Som. Até se estabelecer em sua sede permanente em 2020. Este novo espaço é parte do antigo casarão Nhonhô Magalhães, um edifício de estilo eclético inspirado em palacetes franceses do século XIX e construído na década de 1930.

O lugar é conhecido por sua atuação multifacetada nas artes visuais, incluindo artes plásticas, visuais e multimídia. A instituição se destaca por suas exposições, exibições de vídeos, palestras, simpósios, shows, festivais multimídia, e oficinas educativas para crianças e adultos.

Além disso, tem um histórico de apoio a artistas, críticos e curadores através de programas como a Temporada de Projetos, iniciada em 1997, que se tornou um celeiro para a jovem arte contemporânea brasileira.

Serviço

Abertura: 2.02, às 17h

Data: de 2.02 a 31.03.2024

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Horários: de terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h

Endereço: Paço das Artes – R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis

Ingresso: gratuito

Classificação indicativa: 14 anos

Imagens de Divulgação

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment