Exposição do Santos Dumont é novidade no Museu Catavento
Desde o último dia 29 de setembro, o Museu Catavento tem um novo atrativo para os visitantes de todas as idades. Trata-se da exposição Santos Dumont: entre máquinas e sonhos, que comemora o aniversário de 150 anos do inventor.
A mostra tem objetos que destacam a relação significativa do brasileiro com as ciências, principalmente com a engenharia, aeronáutica e a física. Por isso, quem visita o espaço pode conferir, entre outras coisas, réplicas em tamanho real dos aviões Demoiselle e 14-bis, o primeiro do mundo a voar, e um caça F5 da Aeronáutica. Os dois aviões criados por Santos Dumont foram construídos pelo Museu Aeroespacial e devem ser mantidos no acervo permanente do Catavento.
Ocupando uma área de 500 metros quadrados no total, a exposição se inicia explorando os interesses iniciais de Santos Dumont pela ciência e pela mecânica, mostrando experiências realizadas na fazenda de café de sua família. Além disso, os visitantes podem descobrir as primeiras aventuras do inventor no mundo da mecânica, incluindo automóveis, motocicletas e invenções engenhosas.
O fascínio humano pelo voo ao longo da história é contado em uma linha do tempo, desde a antiguidade até os voos tripulados de balão. Por meio de maquetes físicas e painéis informativos, os visitantes podem conhecer as máquinas voadoras criadas por Dumont em Paris, como o Balão Brasil, o dirigível N-3, o dirigível N-6 (com o qual ele circulou a Torre Eiffel e ganhou o Prêmio Deutsch em 1901) e o dirigível N-9, mais compacto, que fez pousos em vários locais da cidade, incluindo em frente à sua própria casa.
Fora da aviação, é possível conhecer ainda outros aspectos da vida do homenageado, como a sua influência na moda e a colaboração com o amigo Cartier na criação do relógio de pulso.
Área interativa
Por fim, a exposição do Santos Dumont conta com uma área dedicada a oficinas de blocos de montar, atividades pensadas para o público infantojuvenil. Há também quiz sobre a vida do inventor e oficina de aviões de papel, onde os visitantes podem interagir e experimentar diferentes aspectos das técnicas de voo.
Serviço
Exposição Santos Dumont: Entre Máquinas e Sonhos
Data de abertura ao público: sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Horário da abertura ao público dia 29:13 horas
Duração da exposição: de setembro de 2023 a abril de 2024
Fique por dentro de mais dicas como essa:
Dias: De terça-feira a domingo
Horários: De 9h a 17h (bilheteria fecha às 16h).
Entrada: R$ 15 (inteira)
Endereço: Avenida Mercúrio, s/n, Pq Dom Pedro II. Centro
Informações: instagram.com/museucatavento
Imagens de Guilherme Ribeiro / Museu Catavento
Gostou? Compartilhe com seus amigos