O que fazer na Liberdade? O Guia Definitivo!
Você está na dúvida sobre o que fazer na Liberdade? Esperamos que nosso Guia definitivo não crie ainda mais dúvidas com 16 atrações desse tradicional bairro da cidade de São Paulo.
Explorar a Liberdade é mergulhar em um dos bairros mais culturalmente ricos da cidade onde as tradições do Oriente se encontram com a criatividade do Brasil. De templos serenos, a passeios culturais, passando por botecos e restaurantes, com certeza vai ter algo que te agrade.
Feirinha da Liberdade
Um dos principais atrativos do bairro é a sua feirinha, oficialmente chamada de Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade. Aqui, os visitantes se deliciam com opções de comida japonesa como yakissoba, espetinhos de camarão e polvo, guioza e tempurá, além de encontrar artesanatos como bonsais, fontes e lanternas típicas.
A feirinha funciona aos sábados e domingos, das 9h às 18h, e é uma experiência cultural imperdível. Em abril a feirinha da Liberdade funcionará também às quintas e sextas feiras.
Viaduto Cidade de Osaka
Um dos principais cartões-postais do bairro, o Viaduto Cidade de Osaka oferece uma vista privilegiada e é o cenário perfeito para fotos memoráveis. Principalmente aos fins de semana, o local também é palco para apresentações de artistas de rua e barracas de artesanato, onde a cultura pop oriental é a grande estrela.
Templo Lohan
Fundado em 1995 como uma instituição de ensino com sede em São Paulo, o Templo Lohan está empenhado em produzir conteúdo de qualidade relacionado ao Budismo, Kung Fu, Medicina Tradicional e Arte, Filosofia e Literatura Chinesas. A visitação custa 40 reais, dinheiro revertido na manutenção e atividades do templo. O templo funciona de Segunda à Quinta, das 14h às 21h e Sábado, das 10h às 18h.
Rua Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade
Informações: https://www.instagram.com/templolohan
Fique por dentro de mais dicas como essa:
Jardim Oriental
Situado na rua Galvão Bueno, o Jardim Oriental oferece um refúgio de tranquilidade em meio à agitação da Liberdade. Com um lago repleto de carpas, vegetação e paisagismo típicos japoneses, é o local ideal para uma pausa relaxante. O jardim está aberto todos os dias das 10h às 16h, sendo uma parada obrigatória para quem procura um momento de paz e belas fotos.
Rua Galvão Bueno S/N
Templo Busshinji
Para aqueles em busca de espiritualidade e tranquilidade, o Templo Busshinji é um oásis de paz. Fundado em 1955, o templo é parte da Comunidade Budista Soto Zen da América do Sul e oferece visitação com meditações guiadas, além de cerimônias abertas ao público. A arquitetura tradicional dos templos budistas pode ser admirada em toda sua plenitude aqui. O templo recebe visitantes de segunda a domingo, a partir das 6h15.
Rua São Joaquim, 285- Liberdade
Informações: https://www.instagram.com/templo_budista_busshinji/
Museu Histórico da Imigração Japonesa
Imagine explorar um acervo com 97 mil itens que narram a rica história da imigração japonesa no Brasil. Fundado em 1978 pela Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e da Assistência Social) , o museu tem o objetivo de manter viva a histórias dos imigrantes japoneses que vieram ao Brasil e sua influência no país.
Desde documentos históricos, fotos, jornais, até vestimentas e quadros, o museu apresenta a trajetória dos imigrantes japoneses em detalhes fascinantes. Localizado no 7º, 8º e 9º andares do Edifício Bunkyo, o museu é um verdadeiro tesouro para quem deseja mergulhar na história e cultura japonesa. A entrada custa 16 reais e é gratuita às quartas-feiras, veja os dias de entrada gratuita nos principais museus de São Paulo.
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade
Informações: https://www.instagram.com/museumhijb/
Sato Cinema
O Sato Cinema na Liberdade é um verdadeiro ícone cultural que oferece uma janela para o fascinante mundo do cinema japonês, bem no coração de São Paulo. Localizado logo ao lado do Prédio da Bunkyo onde fica o Museu da imigração Japonesa. Visitar o Sato Cinema é mais do que assistir a um filme; é uma oportunidade de vivenciar plenamente a arte e a cultura japonesa, tornando-se um programa obrigatório para quem busca uma experiência cultural autêntica na Liberdade.
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade
Informações: https://www.instagram.com/satocinemaoficial/
Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados
Localizada na Praça da Liberdade, essa igreja foi construída em 1887 no local de uma antiga cruz que homenageia o soldado Chaguinhas, executado no local. A capela é um ponto de memória e história profunda, evocando reflexões sobre justiça e misericórdia.
Praça da Liberdade, 238 – Liberdade
Palacete Conde de Sarzedas
Um mergulho na história paulistana, o Palacete Conde de Sarzedas é patrimônio municipal e abriga o Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Sua construção, datada do final do século 19, é um símbolo de amor e dedicação, ganhando o apelido de “Castelinho do Amor” na vizinhança, uma vez que foi construído em homenagem à esposa do então deputado paulista. O museu abre de segunda a sexta das 13h às 17h.
Rua Conde de Sarzedas – Sé
Livrarias e lojas de mangá
A Liberdade não seria o mesmo vibrante enclave cultural sem suas livrarias e lojas de mangá, que são verdadeiros tesouros para os aficionados por literatura e quadrinhos japoneses. Esses espaços, repletos de prateleiras que vão do chão ao teto, são um convite para mergulhar nas ricas tradições narrativas do Japão. Aqui, você pode encontrar desde clássicos atemporais até os últimos lançamentos do mundo dos mangás, além de uma variedade impressionante de revistas, light novels e merchandise relacionado.
- Livraria Sol – Av. Liberdade, 153
- Livraria Fonomag – Rua da Glória, 301.
- Universo Mangás – Rua Galvão Bueno, 40/Av. Liberdade, 363 (Sogo Plaza Shopping/ 2° andar).
- Anime Jump – Rua Galvão Bueno, 40/Av. Liberdade, 363 (Sogo Plaza Shopping/ 3° andar).
Compras nos Mercados Orientais
Os mercados de produtos orientais na Liberdade são verdadeiras cavernas de Ali Babá para quem procura ingredientes autênticos e produtos asiáticos. Esses mercadinhos e supermercados estão repletos de uma vasta seleção de itens que vão desde alimentos frescos, como verduras típicas e peixes para sushi, até produtos enlatados, temperos exóticos, doces tradicionais e bebidas importadas diretamente do Japão e de outros países asiáticos.
Além de serem um paraíso para os amantes da culinária oriental, esses estabelecimentos oferecem uma imersão cultural única, com prateleiras abarrotadas de itens que contam histórias de tradições milenares.
- Empório Azuki – Rua Galvão Bueno, 16 – Liberdade
- Yezi Wu – Rua dos Estudantes, 38 – Liberdade
- Korea Mart – Rua dos Estudantes, 41 – Liberdade
- Marukai – Rua Galvão Bueno, 34 – Liberdade
Mural do Mangá
O Mural do Mangá na Liberdade é uma vibrante homenagem à influência da cultura pop japonesa no coração de São Paulo. Localizado estrategicamente em um ponto de grande movimento, esse impressionante mural se destaca por sua arte colorida e detalhada, capturando a essência dos mangás que tantos brasileiros aprenderam a amar.
Rua Américo de Campos entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória
Restaurantes
A Liberdade é um verdadeiro caldeirão de culturas e sabores com restaurantes que oferecem uma experiência gastronômica que é uma viagem ao continente asiatico sem sair de São Paulo. O bairro conta com restaurantes não apenas japoneses, é possível comer pratos de culinárias diversas como chinesas, coreanas, tailandesas, filipinas entre outras.
Um dos meus restaurantes preferidos é o Thai E-san, restaurante tailândes que tem um Pad Thai de camarão incrível. E se você procura outras opções, veja nossa lista com os melhores restaurantes da Liberdade.
Izakayas
No Japão, eles são tradicionalmente conhecidos como o local onde colegas de trabalho se reúnem após o expediente para relaxar e socializar, os izakayas oferecem um ambiente acolhedor e informal, onde o sakê flui livremente e os pratos são compartilhados entre amigos. No Bairro da Liberdade você encontra diversos Izakayas para curtir o clima desses “botecos” japoneses.
- Issa Izakaya – Rua Barão de Iguape, 89 – Liberdade
- Izakayá Kaburá – Rua Galvão Bueno, 346 – Liberdade
- Izakayada :: Boteco Japonês – Praça Carlos Gomes, 61 – Centro Histórico de São Paulo
Cafés
Os cafés na Liberdade são pequenos oásis de tranquilidade e sabor no meio do vibrante bairro japonês de São Paulo. Com uma atmosfera que mistura o moderno com o tradicional, esses estabelecimentos oferecem muito mais do que apenas uma pausa para o café.
Cada café na Liberdade tem sua própria identidade, ou seja, em cada visita ao bairro você pode ter uma experiência completamente diferente. Além das bebidas, muitos desses cafés servem doces típicos japoneses, criando a combinação perfeita para uma tarde de leitura ou para um encontro com amigos. Veja nossa lista com cafés na Liberdade.
Karaokês
A prática do karaokê, tão intrínseca à cultura japonesa, encontra seu espaço na Liberdade. Os karaokês da região, como o Karaokê Box Kampai, o Karaokê Kaze e o Tequila’s Karaokê, são perfeitos para quem quer experimentar a alegria de cantar, seja em salas reservadas ou não. É diversão garantida!
- Karaoke Box Kampai – Av. da Liberdade, 638 – Liberdade
- Karaokê kaze – Rua da Glória, 598 – Liberdade
- Tequila’s Karaokê – Rua da Glória, 543 – Liberdade
Neste guia definitivo, exploramos os cantos mais vibrantes e as tradições mais profundas que fazem deste bairro um dos tesouros urbanos de São Paulo. Esperamos que cada recomendação tenha despertado em você a curiosidade, e que você se divirta nesse bairro que tanto amamos.
Gostou? Compartilhe com seus amigos