Restaurantes Michelin em SP: confira as novidades do Guia 2024
Se você também ama comer, com certeza já ouviu falar no Guia Michelin. A lista, criada pela famosa marca de pneus, originalmente pretendia apenas encorajar mais motoristas a pegar a estrada. Porém, hoje, é um ícone da gastronomia mundial, reunindo os principais restaurantes em um ranking estrelado. E você sabia que existem dezenas de restaurantes Michelin em São Paulo?
Recentemente, saiu a mais recente edição do Guia Michelin, após um hiato de três anos. E a lista marca importantes novidades para o cenário gastronômico da capital paulista. Com um aumento significativo no número de restaurantes premiados, o guia de 2024 ressalta não apenas a excelência culinária, mas também o compromisso crescente com práticas sustentáveis.
Confira os restaurantes estrelados de São Paulo em cada categoria, de acordo com o guia:
Duas estrelas
Ver essa foto no Instagram
Agora, existem três restaurantes com duas estrelas Michelin em São Paulo. Esse é um indicativo de uma cozinha excepcional. Os novos premiados são:
Evvai: Que oferece um menu degustação que combina influências brasileiras e italianas em pratos vibrantes e saborosos, marcados pela criatividade do chef Luiz Filipe Souza.
Tuju: Que ocupa um edifício de três andares onde cada piso é dedicado a uma parte do jantar. O chef Ivan Ralston usa produtos sazonais paulistas combinados com técnicas europeias para criar pratos que mudam com as estações.
Além desses, o D.O.M, um dos mais renomados restaurantes do Brasil, do chef Alex Atala, mantém suas Duas Estrelas Michelin, com o chef Alex Atala.
Uma estrela
Ver essa foto no Instagram
Quinze restaurantes em São Paulo foram reconhecidos com Uma Estrela Michelin por sua qualidade culinária de alto padrão, incluindo sete novos premiados:
Fique por dentro de mais dicas como essa:
Fama Osteria: Comandado pelo chef Marco Renzetti, este restaurante combina a autenticidade da cozinha italiana com um toque moderno, destacando-se pelas pastas e risotos feitos no local.
Kazuo: Sob a liderança do chef Kazuo Harada, este estabelecimento oferece uma viagem culinária pela Ásia com um menu que inclui pratos de diversos países asiáticos, destacando-se pelos sushi, sashimi e uma seleção de pratos quentes feitos com técnica e criatividade.
Kuro: Um espaço intimista onde o chef Henry Miyamo apresenta um menu Omakase focado em pratos japoneses que são preparados e servidos diretamente no balcão, enfatizando o uso do grelhador Binchō-tan.
Murakami: Chef Tsuyoshi Murakami oferece uma experiência culinária personalizada, com dois menus distintos que exploram a diversidade do sushi, sashimi e outras especialidades japonesas.
Oizumi Sushi: O chef Danilo Maciel presta homenagem à imigração japonesa em Oizumi, no Japão, com um menu Omakase que varia diariamente conforme a seleção de peixes frescos.
Tangará Jean-Georges: Localizado no luxuoso Palácio Tangará, este restaurante é liderado pelos chefs Filipe Rizzato e Nevsilene Machado, apresentando um menu contemporâneo internacional que valoriza sabores puros e delicadeza.
Bib Gourmand
O Bib Gourmand, reconhecido pela boa relação qualidade-preço, foi concedido a 37 restaurantes, com 12 novas adições. Estes estabelecimentos são celebrados por oferecerem experiências gastronômicas de alto nível a preços acessíveis.
Entre os novos restaurantes listados, dois estão localizados no Rio de Janeiro, enquanto todos os demais estão em São Paulo. São eles: A Baianeira – MASP, Capim Santo, Cora, Cuia, Feriae, Kotori, Mocotó Vila Laopoldina, Nomo, Più Higienópolis, Shihoma Pasta Fresca.
Estrela Verde MICHELIN
Novidade deste ano no guia do Brasil, a Estrela Verde Michelin celebra estabelecimentos com práticas sustentáveis. Três restaurantes em São Paulo foram os primeiros reconhecidos:
A Casa do Porco controla toda a cadeia alimentar, do campo à mesa, com rebanhos próprios caipiras de raças suínas brasileiras (Sorocaba, Plau, Canastra, Caruncho e Pereira), todos criados com técnicas sustentáveis.
A Corrutela trabalha com produtos orgânicos de agricultores locais, bem como peixe e carne de origem sustentável, e produz a sua farinha no seu próprio moinho.
Além da reciclagem, do reaproveitamento de águas pluviais e da compostagem, Tuju utiliza produtos sazonais de pequenos produtores locais, principalmente do estado de São Paulo, e possui um centro de pesquisa que visa dar visibilidade aos produtores que trabalham de forma justa, ética e sustentável.
Alta qualidade culinária
Por fim, trinta e oito novos restaurantes se destacaram por sua cozinha de alta qualidade, enriquecendo ainda mais a diversidade gastronômica de São Paulo. Estes estabelecimentos oferecem uma ampla gama de propostas culinárias que vão desde pratos tradicionais brasileiros até influências internacionais.
Ver essa foto no Instagram
Entre eles, há restaurantes que exaltam a gastronomia tradicional brasileira (como NOTIÊ), mas acima de tudo há uma grande variedade de propostas culinárias, com inúmeras opções da culinária japonesa (Haru Sushi, KANOE, Kubo Zushi, Naga, etc.), italiano (Nelita, Paparoto Cucina, Piselli, Simone Ristorante, Vinheria Percussi, etc.), peruano (Ama. zo) ou coreano ( Bicol). Assim como português, espanhol, francês, entre outros.
Imagem de Rubens Kato/ Tuju
Gostou? Compartilhe com seus amigos