Casa das Rosas recebe exposição comemorativa da Mônica até fevereiro

Last Updated: 08/01/2024Por

A Casa das Rosas está sediando uma exposição da Mônica intitulada “Sempre Fui Forte”, em comemoração aos 60 anos da primeira aparição da icônica personagem. A mostra se estende até 20 de fevereiro. E é uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções, o Ministério da Cultura, o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis, Fenix Cultural e conta com o patrocínio do Bradesco, da Sanofi e o apoio da BIC e SkyFix.

Exposição da Mônica

Imagem de Divulgação/Secretária da Cultura de SP

Localizada no coração de São Paulo, essa é uma oportunidade imperdível de imersão na trajetória da Mônica, desde seu início em 1963 até se tornar um símbolo cultural brasileiro. A exposição conta com 12 salas que apresentam desde a primeira tira publicada, fotos emblemáticas, objetos históricos – incluindo o coelho original da Mônica – até projetos atuais. Como é o caso da série “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” e os filmes Live-Action. Destaca-se também uma seção especial dedicada ao criador da Turma, Mauricio de Sousa, com uma caricatura saudando os visitantes.

A mostra também oferece atividades interativas para crianças. Tais como um espaço de leitura com quadrinhos da Turma, oficinas de artes e o “Monicolorindo” para colorir desenhos. Além disso, os visitantes também podem conhecer obras inéditas de Mauricio de Sousa e outras surpresas.

Casa das Rosas reaberta

A reabertura da Casa das Rosas em 28 de outubro de 2023 marcou uma nova era para este ícone cultural de São Paulo. Após um meticuloso processo de restauro de dois anos, o museu agora apresenta sua  estrutura com todas as características originais preservadas. E está pronto para receber o público com uma programação de exposições renovada e vibrante.

Casa das Rosas em São Paulo

Imagem de André Hoff

Os visitantes têm a oportunidade de admirar o edifício restaurado, que inclui reparos significativos nas rachaduras e infiltrações. Assim como melhorias nos sistemas elétricos e hidráulicos. Um destaque especial do restauro é a recuperação das gárgulas, elementos arquitetônicos góticos, que foram minuciosamente refeitos. Bem como os adornos metálicos e os papéis de parede históricos, revelados e restaurados com grande cuidado, trazendo de volta o esplendor original da Casa.

Além da estética, a Casa das Rosas também se comprometeu com a acessibilidade, realizando ajustes significativos para garantir a inclusão de todos os visitantes. O banheiro do térreo foi adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, e foram instalados piso tátil, corrimãos com inscrições em Braille e sinalização especial para pessoas com baixa visão. Uma rampa de acesso, perfeitamente integrada ao design do museu, foi construída ao lado da entrada principal.

O elevador agora também é acessível e leva ao subsolo, onde se encontra o valioso Acervo Haroldo de Campos, com mais de 20 mil volumes pertencentes ao poeta e patrono do museu.

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Com a reabertura, a Casa das Rosas se estabelece não apenas como um monumento histórico, mas como um centro dinâmico de tendências criativas em literatura, artes visuais, música e outras formas de expressão artística.

Serviço

Exposição: “Sempre Fui Forte”
Data: Até 20 de fevereiro de 2024
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até as 18h)
Local: Casa das Rosas, Av. Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do Metrô
Faixa etária: Todas as idades
Ingresso: Gratuito

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment