Virada Cultural 2025 chega aos 20 anos com mais de mil atrações gratuitas em SP

Last Updated: 20/05/2025Por

Nos dias 24 e 25 de maio, a cidade de São Paulo será palco da Virada Cultural 2025, edição que marca os 20 anos do evento. Com o tema “20 anos em 24 horas”, a programação reúne mais de mil atrações gratuitas distribuídas por todas as regiões da cidade. Esta edição será a maior já realizada e traz como destaque a descentralização das atividades, com maior número de palcos e eventos nas periferias.

Virada Cultural 2025 SP

Imagem de Edson Lopes Jr SECOM-PMSP

Ao todo, serão 21 palcos principais espalhados pela capital, sendo 16 localizados em bairros das zonas Sul, Leste, Norte e Oeste, e 5 na região central. Além disso, mais de 150 instituições culturais participam com atividades nos CEUs, casas e centros culturais, unidades do Sesc e equipamentos independentes.

A Virada Cultural 2025 contempla apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura e atividades voltadas ao público infantil. Com expectativa de atrair mais de 4,7 milhões de pessoas, o evento terá suporte de uma grande estrutura de segurança. Além de mobilidade e saúde pública para atender o público.

Música para todos os gostos

Os shows ao ar livre seguem como um dos principais atrativos da Virada. A programação musical deste ano inclui artistas de diferentes gêneros e gerações. Estão confirmadas apresentações de Iza, Alceu Valença, João Gomes, Péricles, Luísa Sonza, Michel Teló, Léo Santana, Diogo Nogueira, Sepultura, Xamã, Duda Beat, Pixote, Turma do Pagode, Veigh, Rashid, Negra Li, João Neto & Frederico, entre outros.

A descentralização é refletida também nos locais onde esses shows ocorrerão. Artistas de grande projeção se apresentam em bairros fora do centro expandido, como São Miguel Paulista, M’Boi Mirim e Itaquera.

Estrutura e acessibilidade

Todos os palcos contam com espaços reservados para pessoas com deficiência, banheiros acessíveis, serviço de Libras e audiodescrição, além do aplicativo CIL, que oferece informações em Libras.

Na área da segurança, a cidade contará com o apoio de mais de 9.900 profissionais entre policiais militares, guardas civis metropolitanos e seguranças privados. Os palcos e vias estarão monitorados por drones e câmeras do Programa Smart Sampa.

A saúde pública terá suporte com 13 postos médicos avançados, 60 ambulâncias e UTIs móveis e 34 UPAs funcionando durante todo o período. Na limpeza, mais de 1.700 agentes estarão mobilizados, além de caminhões e catadores de resíduos.

Para facilitar o deslocamento, a Prefeitura ampliou em 25% a frota de ônibus no domingo (25), que contará com tarifa zero, a partir de meia-noite, por meio do programa Domingão Tarifa Zero. Metrô e CPTM operarão durante a madrugada e mais de 500 agentes da CET irão monitorar o trânsito.

Fique por dentro de mais dicas como essa:

Programação infantil: a Viradinha

A Viradinha Cultural 2025 reúne atrações voltadas ao público infantil, com apresentações de Patati & Patatá, Mundo Bita, O Show da Luna, Queen Live Kids e Pequeno Cidadão. Espetáculos teatrais, circenses, sessões de cinema e shows voltados às crianças acontecem em diversos palcos e equipamentos culturais.

Virada Cultural 2025 SP

Imagem de Alexandre Almeida

Destacam-se as peças “O Mágico di Ó”, “A Vovó Tá On!” e “A menina que bordava estrelas”, além de performances como “Circo Zanni” e “O Abrazo Girafa”. As atrações infantis também estarão presentes nos CEUs, teatros, bibliotecas e no Mundo do Circo.

Sesc e instituições parceiras

As unidades do Sesc terão papel central na programação, com atividades entre 18h do sábado e 18h do domingo. Haverá shows, peças de teatro, sessões de cinema e espetáculos de dança em 20 unidades, incluindo Sesc Pompeia, Avenida Paulista, Vila Mariana, Itaquera, entre outras.

Alguns dos destaques são os shows de Pato Fu, Otto, Tasha & Tracie, Leci Brandão e Paulo Miklos, além de apresentações teatrais como “Dom Casmurro – o Musical” e “Cartas Libanesas – Ayuni”. O CineSesc participa com exibições de filmes como Quero Ser John Malkovich e Salomé, enquanto outras unidades exibem filmes com sonorização ao vivo, como Bacurau e Lisbela e o Prisioneiro.

Imagem de Paulo Grotto

Cinema gratuito

A programação de cinema se estende a diversos espaços como CEUs, MASP, Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e Centro Cultural São Paulo. E as exibições gratuitas são ara todos os públicos. Haverá desde clássicos nacionais e infantis até lançamentos recentes, com sessões ao ar livre, dubladas e legendadas.

Como participar

A maioria das atividades ocorre em espaços abertos e não exige retirada de ingressos. Já para eventos em locais fechados, como os do Sesc, é necessário retirar ingressos gratuitos no sábado, 24 de maio. A distribuição acontece online a partir das 12h e presencialmente a partir das 16h, com limite de até dois ingressos por pessoa para três espetáculos.

Confira  programação completa no site oficial do evento: viradasp.com.br.

Gostou? Compartilhe com seus amigos



Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment