Conheça a programação do festival do Ano Novo Chinês na Liberdade neste fim de semana

Last Updated: 19/02/2024Por

Você sabia que o calendário chinês é diferente do nosso? Eles estão, inclusive, no ano de 4722, e não comemoram a virada de ano no final de dezembro, como no Brasil e em boa parte do mundo. Para entender melhor essa cultura tão diferente, uma boa opção é o festival do Ano Novo Chinês que acontece no bairro da Liberdade.

O lugar, na região central da cidade, é conhecido pela grande comunidade asiática. Afinal, hoje vai muito além de uma colônia japonesa em São Paulo, reunindo chineses, coreanos, filipinos, tailandeses, entre outros.

Ano Novo Chinês Liberdade

Imagem de Tereza Sa/ Templo Lohan

Portanto, anualmente o bairro recebe uma festividade toda especial para comemorar esse momento. E, em 2024, o festival vai ocorrer entre 24 e 25 de fevereiro na Praça da Liberdade. A programação completa ainda não foi anunciada pela organização. Mas os visitantes já podem esperar pelas tradicionais apresentações chinesas, incluindo danças do dragão e do leão. Assim como desfile do dragão, atividades culturais e apresentações de kung fu.

Outro destaque é o Festival de Lanternas, que acontece no Templo Lohan. A atividade celebra a reunião de familiares e sociedade. E conta não só com as típicas lanternas luminosas, como também apresentações culturais.

Programação resumida

Por enquanto, a organização divulgou apenas parte da programação do evento. Confira os horários que valem para os dias 24 e 25 de fevereiro:

11h: Desfile de dança do Dragão e do Leão

12h: Abertura oficial das festividades

12h30 às 19h: Diversas atividades como danças típicas, shows musicais, Kung Fu e Tai Chi Chuan.

Entenda o Ano do Dragão

A cultura chinesa segue o chamado calendário lunissolar, que utiliza o Sol e a Lua em sua contagem. Por isso, a “virada de ano” é comemorada em data diferente do calendário ocidental gregoriano, seguindo sempre a primeira lua nova do ano.

Fique por dentro de mais dicas como essa:

O ano de 2024 é conhecido como o Ano do Dragão no calendário chinês. Este período vai de 10 de fevereiro de 2024 até 28 de janeiro de 2025. O Dragão é um animal importante no horóscopo chinês e é conhecido por ser forte e inteligente. Muitas pessoas na China acreditam, inclusive, que o Dragão traz sorte. Por isso, o Ano do Dragão é um tempo esperado por muitos, sendo visto como um período para começar coisas novas e seguir paixões.

Segundo o horóscopo chinês, pessoas nascidas em anos do Dragão, como 2012, 2000, 1988, 1976, 1964 e 1952, são corajosas e inteligentes. Na cultura chinesa, o animal representa coisas boas como sorte e sucesso.

Portanto, espera-se que o ano de 2024 traga muitas chances e mudanças para as pessoas. Além disso, o Ano do Dragão que está por começar é visto como um ano cheio de possibilidades e muitas pessoas estão animadas com isso.

Para conferir a programação completa com os horários das apresentações, fique ligado em: @anonovochinesdaliberdade

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Fique por dentro de mais dicas como essa seguindo nosso Instagram:

Leave A Comment