29ª Festa do Imigrante reúne 43 nacionalidades em SP com entrada gratuita
Nos dias 27 e 28 de setembro, o Museu da Imigração abre as portas para mais uma edição da Festa do Imigrante, evento já tradicional no calendário cultural da cidade de São Paulo. Com entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), a iniciativa propõe uma verdadeira imersão nas culturas de 43 nacionalidades e regiões. Além disso, a programação intensa valoriza a diversidade através da música, dança, gastronomia, artesanato e oficinas.

Imagem de StudioLopes/Divulgação Museu da Imigração
No palco principal, montado nos jardins do antigo complexo da Hospedaria de Imigrantes do Brás, o público poderá conferir 33 apresentações culturais. Os grupos participantes são de locais como Ilha da Madeira, Grécia, Bolívia, Letônia, Hungria, entre outras. A edição de 2025 também marca a estreia de dois grupos: Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana e Banda Volare, que apresenta repertório de músicas italianas que vão dos clássicos às canções contemporâneas.

Imagem de Juliana Lubini/Divulgação Museu da Imigração
Gastronomia, artesanato e oficinas culturais
A área gastronômica é sempre um dos grandes destaques do evento. São mais de 40 expositores que representam culinárias de diferentes partes do mundo, incluindo pratos do México, Síria, Camarões, Áustria e Iraque. No pavilhão de artesanato, cerca de 20 expositores apresentarão itens típicos de países como Costa do Marfim, Japão, Sudão, Rússia, entre outros.
Além das atrações fixas, o evento oferece uma série de oficinas que convidam o público a vivenciar aspectos culturais de mais de 15 países. Na dança, estão previstas atividades de K-Pop (Coreia do Sul), dança afegã e ritmos da Guiné-Conacri. Na gastronomia, o destaque vai para oficinas práticas de pratos como Chicken Tikka (Índia), arepas (Venezuela) e pizzas preparadas especialmente para o público infantil. Também há espaço para oficinas de artesanato, como a de turbantes (Costa do Marfim), ovos decorados (Lituânia), caligrafia armênia e bordado palestino.
Um dos pontos altos da programação é a visita guiada pela antiga Hospedaria dos Imigrantes, conduzida pelo Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu. Durante o percurso, que inclui espaços normalmente fechados ao público, os visitantes terão contato com a história da migração no Estado de São Paulo e com o trabalho do Arsenal da Esperança — entidade que atualmente acolhe cerca de 1.200 homens em situação de vulnerabilidade social.
O que tem de novo?
Como novidade, a edição deste ano traz a oficina “Festa em Foco”, uma caminhada fotográfica que convida os participantes a registrarem diferentes perspectivas do evento. As imagens selecionadas serão publicadas no blog do Museu, como forma de estimular reflexões visuais e narrativas coletivas.
Outros atrativos incluem passeios de maria-fumaça, fotografias de época e a cafeteria do Museu. Os valores e disponibilidade devem ser consultados diretamente no site da instituição. O evento também conta com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e monitores especializados para pessoas cegas ou com baixa visão nas visitas guiadas.
A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço.
Fique por dentro de mais dicas como essa:
Serviço
29ª Festa do Imigrante
Datas: 27 e 28 de setembro
Horário: das 9h30 às 18h
Ingresso solidário: 1kg de alimento (exceto sal)
Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Informações: museudaimigracao.org.br
Gostou? Compartilhe com seus amigos